feliz pascoa na gaspoint

inc_menu

Ver nosso registro no site do INMETRO

Veja aqui nosso registro no INMETRO

.: Apresentação

A GásPoint conta com serviços de manutenção e reparos em câmbios automáticos de qualquer tipo, desde os mais simples ( hidramáticos ) até os mais modernos ( CVT, Tiptronic, Multitronic, Autostick ).

A transmissão automática é um equipamento bastante complexo. Nos carros mais antigos elas funcionavam exclusivamente controladas por circuitos hidráulicos. Já nos carros mais modernos, elas possuem uma infinidade de dispositivos eletrônicos como sensores, válvulas solenóides e ainda um computador que controla tudo isto.

alavanca cambio automatico
Não é em qualquer oficina que você consegue assistência neste nível técnico. Se seu câmbio está apresentando um funcionamento estranho, trocando de marchas fora de hora, patinando, dando trancos, fazendo barulhos estranhos ou piscando luzinhas, já está na hora da manutenção, não espere ele quebrar, pois aí o vem o prejuízo.
.: Manutenção e troca do fluido...
O fluido do câmbio automático faz um trabalho muito mais importante que apenas lubrificar o conjunto (como se isto por si só, não fosse importante). Ele tem uma função motriz, ou seja, o fluido circula pelas peças do câmbio, impulsionando seus componentes hidráulicos.

É por isto que este líquido é tão importante, ele precisa estar em perfeitas condições para garantir que tudo funcione direitinho. Além disto, existem diferentes tipos de fluidos para cada câmbio e se a troca acontece indevidamente, grandes (e caros) problemas podem acontecer.
discos embreagem cambio automatico gaspoint Os discos de aplicação ( presentes em todas as transmissões automáticas ) possuem um revestimento semelhante ao de uma lona de freio. eles desgastam devido ao constante atrito e devem ser trocados com certa freqëncia, retardar a troca dos discos pode significar grandes prejuízos.
A figura ao lado mostra o "Cérebro" de um câmbio automático, é ele que comanda as trocas de marcha, portanto qualquer impureza no fluido pode prender uma das inúmeras e delicadas válvulas que trabalham lá dentro . Existem minúsculos canais, esféras e orifícios que através do movimento do fluido permitem o funcionamento da transmissão. Por isso a correta especificação do fluido é tão importante. Imagine que aplicar o fluido incorreto em um corpo de válvulas como este seria como ligar um complexo circuito eletrônico a uma voltagem errada.

Ou ainda para que prefere comparações mais vicerais, receber uma transfusão com o sangue de um tipo diferente, ugh!
Corpo de válvulas

Lembre-se que a maioria dos câmbios precisa ter o fluido trocado a cada 50.000km rodados. Uma das maiores causas de defeitos e quebras no câmbio automático é o uso de fluido velho. É simples entender o motivo, assim como o óleo do motor fica velho e sujo, perdendo suas características com o passar do tempo, o mesmo acontece com o fluido hidráulico do câmbio. Imagine o conjunto de discos que fica em constante atrito dentro do câmbio. Tem gente que nos tráz o carro com 150.000km rodados sem nunca ter trocado o fluido, ele fica parecendo um caldo preto e isto simplesmente pode acabar com o câmbio.
Embora alguns "mecânicos", inclusive em concessionárias não recomendam a troca do fluido do câmbio, consideramos isto uma idéia sem pé nem cabeça, por isto, fique atento às lendas do mercado.

.: Tipos de fluidos.
Dexron III - Fluido mineral, aplicado em grande parte das transmissões, a especificação dexron III substitui as aplicações mercon II, mercon IIE, dexron II e dexron IIE, pode substituir aplicações que requerem fluido Mopar e ATF + 3 se adicionado aditivo de atrito conforme manual. Frequëncia de troca: de 30.000 a 50.000 Kms.
Motul Multi ATF - Fluido sintético para aplicações que requerem Mercon V, Jaso IA, ATF + 3/ +4, KIA ATF SPIII, Allison C4, Voith G607, ZF 03D/ 04D, MB 236.9 - PSF 3, também pode ser usado nas transmissões que requerem dexron III com superior qualidade. Frequëncia de troca: de 70.000 a 100.000 Kms.
Pentosin ATF1 - Fluido sintético dedicado para aplicações VW e Audi. Frequëncia de troca: 70.000 a 100.000 kms.
Aditivo L. Gard - Aditivo para aplicações que requerem fluido com coeficientes de atrito altamente modificados ( HFM ). Atende as especificações MOPAR ATF + 3 ( 7176 ), MOPAR ATF + 4 (9602 ) , HONDA Genuine ATF, MITSUBISHI Diamond ATF, TOYOTA tipo T, T II, T IV ATF.

Dicas na hora da compra de um carro automático

 

 

Conversão GNV | Manutenção kit gás | Injeção Eletrônica
| Correia Dentada | Mecânica | Arrefecimento | Suspensão |
Freios
| Política de venda de peças



 


Gás Point - FlashPoint Com. de Pneus, Autopeças e Serviços Ltda - direitos reservados - Fale conosco - Twitter