 |
Seus problemas terminaram, (quase)...
Seu carro Flex movidos a GNV não vai mais te deixar bravo de manhã cedo. Já está disponível o novo simulador de sonda inteligente, capaz de atender aos motores Flex dos carros equipados com kit ASPIRADO.
|
Este simulador inteligente, consegue um incomparável nível de eficiência no trabalho de simulação do sinal de sonda dos carros flex, coisa que os velhos simuladores não conseguiam fazer.
O segredo é simples, graças a um microprocessador e um chip de memória, o novo aparelho consegue "enganar" o sistema de injeção direitinho e fazer ele pensar que está rodando com combustível líquido através da reprodução de uma cópia idêntica do sinal emitido pela sonda enquanto o carro funcionava no combustível líquido. |
 |
Nos modelos anteriores, o sinal era gerado de forma "semelhante", mas não idêntico e isto gerava discrepâncias que terminavam por deixar o carro desregulado e dificultando a partida.
Traduzindo: Carro flex agora também fica bom no gás.
.:Como funciona o simulador? |
Um carro rodando a gás precisa de simulador de sonda, caso contrário o módulo de injeção começa a fazer correções que não produzem resultado, afinal o combustível é outro. Estas correções culminam com a completa "desregulagem" do carro.
O papel do simulador é "acalmar" o módulo de injeção, dizendo para ele que está tudo bem através do envio de um sinal idêntico ao que ele esperava receber.
O simulador tradicional simplesmente emula alguns tipos de sinais e o técnico escolhe aquele que fica melhor.
Com carro flex a coisa é mais complicada, o sinal é mais complexo e o carro tem uma variação muito grande pois tem que cobrir dois combustíveis bem diferentes entre si. O simulador tradicional não consegue cumprir o papel e é aí que entra em cena o simulador inteligente.
Uma comparação interessante: Você se lembra daquele filme onde uns cidadãos resolvem roubar um banco e para tal eles precisam colocar a imagem das câmeras de monitoramente em loop para poder enganar os guardas? Eles o fazem copiando um tempo de projeção da câmera e aí injetam aquela imagen que fica repetindo, enquanto eles fazem o serviço. É mais ou menos assim que o simulador inteligente funciona. Ele copia o sinal original gerado no combustível líquido e o repete indefinidamente para o módulo, eliminando os problemas de adaptabilidade.
O simulador inteligente está também integrado ao módulo T3000 do kit Tury REG e deve ser instalado junto do kit Just G3 Flex (para que ele possa receber este nome).
.:Para rodar feliz com um carro flex e GNV |
Não há milagre: O novo simulador Flex não faz milagres, todo carro flex ainda precisa rodar pelo menos 25km no combustível líquido cada vez que abastece com gasolina ou etanol para que o sistema finalize a nova aquisição que é característica dos carros flex. Só então é que o motorista pode chavear para gás, se isto não é feito, os problemas voltam.
Para viver melhor: A melhor estratégia é assumir um combustível (etanol ou gasolina) e evitar ficar trocando. O problema é que a cada abastecimento o carro adota uma estratégia para descobrir qual é o combustível que está no tanque. Se ele encontra o mesmo combustível anterior, a adaptação acontece rapidamente, mas se você trocou, são necessárioas vários quilômetros a mais até que a adaptação aconteça. Enquanto isso você não pode rodar no gás. O ideal é a cada abastecimento com combustível líquido, rodar ao menos 25km (a distância média necessária para que o novo combustível chegue até o motor) para então trocar para GNV.
Parece chato, mas respeitando a regrinha, o carro Flex roda tranquilo no gás sem encher seu forrobodós.
Muito pior é sem o simulador, não há a menor dúvida.
Por incrível que pareça, muita gente sequer sabe da existência deste tipo de equipamento e teima em instalar kit sem simulador inteligente em carro flex.
Leia mais:
Limitações do uso do GNV
|